Medusa é uma figura da mitologia grega conhecida por sua aparência aterrorizante, com serpentes em vez de cabelos e o poder de transformar em pedra qualquer um que cruzasse seu olhar. Ela é frequentemente retratada como uma criatura temida e poderosa, capaz de provocar medo e destruição por onde passa.

Na mitologia, Medusa era uma das três Górgonas, criaturas monstruosas com poderes sobrenaturais. Sua história é marcada por traição e vingança, sendo transformada em monstro por Atena como punição por uma ofensa cometida. Apesar de seu poder e reputação assustadora, Medusa também desperta simpatia em algumas versões de sua história, como uma vítima de circunstâncias injustas.

O mito de Medusa ressalta o poder dos deuses na mitologia grega e a capacidade deles de punir e recompensar os mortais de acordo com suas ações. A figura de Medusa é um exemplo do poder e da brutalidade divina, sendo ao mesmo tempo temida e respeitada pelos mortais.

Sua história e imagens associadas a Medusa continuam a inspirar obras de arte, literatura, cinema e cultura popular, destacando seu status como um dos seres mitológicos mais icônicos e poderosos da antiguidade grega.